terça-feira, 29 de março de 2011

CONJUNTIVITE

Desculpem-me pela falta de postagens esses dias, é que Eu e a Adriana fomos vitimas da Conjuntivite.
Acredito, pelo que ví domingo quando fui levar a Adriana e na segunda quando passei pelo Pronto Socorro que muita gente deve estar com os olhos ardendo no municipio. No domingo de 3 pessoas que estava no PS 2 estavam com conjuntivite e na segunda não vi quantas pessoas ao todo tinham na hora que passei, mas contei 5 pessoas com os olhos vermelhos.
Espero que não tenhamos uma epidemia em Gavião Peixoto, o que passei esses dias com os olhos em brasa foi muito ruim, mesmo fazendo o tratamento direitinho arde pra caramba.

CONJUNTIVITE
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste o “branco” do olho, podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras.
Principais Sintomas
 
olhos vermelhos,
secreção (o tipo depende da causa),
lacrimejamento,
pálpebras inchadas,
e sensação de corpo estranho nos olhos.
Embora as conjuntivites possam ser de causa alérgica, viral, bacteriana ou por irritação química, somente as infecciosas (virais e bacterianas) é que são contagiosas. As virais são as que mais freqüentemente são causas de epidemias.
Para combater uma epidemia é importante que as pessoas com conjuntivite, bem como as que não apresentam a infecção, tenham algumas informações que são úteis para a sua proteção e para evitar o contágio.
Como Evitar
Por tratar-se de uma doença em que o contagio acontece pelo contato físico do olho com as mãos, objetos, piscinas ou toalhas contaminadas,
Devemos evitar:
 
banho em piscinas públicas,
usar toalhas que não sejam de uso exclusivo,
contato com indivíduos contaminados.


A falta de cuidado pode fazer com que um aperto de mão possa se transformar em uma conjuntivite.
Todos estes cuidados devem ser verificados por pelo menos 15 dias desde o início dos sintomas nos indivíduos contaminados, já que durante este período as pessoas com conjuntivite podem ainda apresentar contágio, evitando repassá-la para outras pessoas.
Os sintomas destas conjuntivites virais são mais acentuados na primeira semana e podem durar até 4 semanas. Devido à facilidade de contágio, é comum o comprometimento dos dois olhos.
O acompanhamento do oftalmologista é importante para o diagnóstico do tipo de conjuntivite e para o adequado tratamento.
Autores Convidados
Dra. Letícia Procianoy / Dr. Fernando Procianoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário