segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

William-Adolphe Bouguereau "arte"

William-Adolphe Bouguereau (30 de novembro de 1825 - 19 de agosto de 1905) foi um pintor acadêmico francês. Bouguereau era um ferrenho tradicionalista, cujo realista pinturas de gênero e temas mitológicos fossem as interpretações modernas de assuntos clássicos com uma forte ênfase sobre o corpo humano feminino.

Apesar de ter criado um mundo idealizado, seu estilo quase foto-realistas era popular entre consumidores ricos da arte. Ele era muito famoso em seu tempo, mas hoje seus assunto e técnica recebem relativamente pouca atenção em comparação com a popularidade dos impressionistas.


Um comentário:

  1. Caríssimo Marcelo,

    Desde 1979, com uma monumental exposição retrospectiva de sua obra no Metropolitan/NY, Monsier Bouguereau está sendo recolocado no patamar de excelência e destaque como, aliás, mais dia menos dia iria ocorrer...

    Eu, particularmente, foi apresentado ao seu em gênio em 1994 qdo, em Paris, fiz meu mestrado em História das Artes decorativas. É assustador e absolutamente inefável os sentimentos que uma tela desse mestre inspira no observador. Ninguém fica indiferente.

    Não refiro-me, apenas, à técnica perfeita mas à maneira com que o resultado final se apresenta: nada parece ter sido feito por mãos humanas, com tintas e pincéis - tem-se a nítida impressão de que o arista 'soprou' os conteúdos tal como Deus houvera soprado vida nos pulmões de Adão...

    Ele trabalhou incessantemente e morreu milionário, tendo sido o mais prestigiado pintor de seu tempo. A história oficial e marxista, deturpou a realidade dos fatos e deu uma relevância falaciosa tanto aos impressionistas quanto aos movimentos de vanguarda que os sucederam.

    Tanto assim que seus rivais reconheciam seu método de trabalho e o próprio Degas cunhou um termo, "bouguereauté", para designar os colegas que, como ele, trabalhavam ininterruptamente e com afinco.

    Em termos concretos o mercado internacinal de arte está aí para provar o que afirmo; enquanto que na déc. de 1980 um grande Bouguereau não ultrapassava a casa dos 500 mil dólares hoje não fica por menos de 20 milhões nas prestigiosas Christie's e Sotheby's.

    No natal de 2011 me dei de presente o seu "Catalogue Raisonné" resultado de mais de 20 anos de pesquisas do critico norte-americano, Sebastian Bartolli. São dois impecáveis volumes com mais de 800 ilustrações em cores e tombamento de todas as obras (mais de 2.000). Pode ser encontrado na Amazon.com.

    Recomendo.

    Att, Augusto Trzan.
    (pintor, antiquário e consultor de arte - gutotrzan@uol.com.br).

    ResponderExcluir