quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

MINHAS VIAGENS LITERARIAS - GUERRA DOS TRONOS



580 paginas quem diria que um dia Eu teria coragem de pegar um livro deste nas mãos e ainda lê-lo inteirinho sem pular nem uma linha.

Pra quem gosta de leituras épicas e animais mágicos, Guerra dos Tronos é uma maravilha, tipo Senhor dos Anéis só que com mais detalhes cheia de guerreiros com armaduras reluzindo em ouro puro, com muito valor aos estandartes que estão estampados sob as casas (famílias) envolvidas, a magia nasce quase no final do livro e no ultimo capitulo os Dragões.

Ned (Eddard Stark) descendente dos primeiros homens  um senhor dotado de uma honra incrível que causou seu fim, esposo fiel de Cat (Catelyn Star) que educou seus filhos Robb, Sansa, Arya, Brandon (Bran), Rickon e seu bastardo Jhon na doutrina do respeito, lealdade, honra e amor.

Com a morte de Jon Arrym, mão do rei Robert, Ned aceitou em respeito à grande e antiga amizade ao monarca que haveria de se casar com Lyanna irmã de Ned morta nas Montanhas Dorme - foi o amor que Robert sentia por Lyanna que causou todo ódio de Cersei ao rei e a Eddard - Ned abandonou a vida no norte e partiu na companhia das filhas junto com a comitiva real, deixando para trás Cat seu três filhos e acompanhou a partida de Jon para a Patrulha da Noite leva do pelo irmão do pai Benjen.

Ned ao partir deixou seu filho Bran acamado, havia sido empurrado por Jaime Lannister após ter testemunhado uma conversa comprometedora dos Lannister. Um dia o quarto de Bran foi invadido por um assassino que quase o tirou a vida o contratado só contava que Cat estaria confinada numa dor profunda ao lado do filho. Com a saída de Cat de sua clausura chegou uma ave trazendo um comunicado de sua irmã Lysa, viúva de Jon Arryn ex-mão do rei levantando suspeitas sobre um assassinato do esposo, com medo de perder seu grande amor Cat abandona tudo e vai ao encontro de Ned para lhe avisar. Com a partida de Cat quem passa a ser o senhor de Winterfell é Robb.

Após ser avisado pela esposa, Ned mergulha numa investigação da causa e causador da morte de Jon, quanto mais próximo da verdade, maior a tristeza à mão do rei que se deparou com um mundo totalmente fora daquilo que sempre viveu se deparou com um rei fraco, bêbado e completamente omisso aos assuntos do reino e cercado de bajuladores traiçoeiros. Em meio a todos os acontecimentos prepara a partida de seus seguidores para o norte, partida essa que até ao final do livro não veio a acontecer.

Cat no retorno a Winterfell captura Tyrion Lannister sob suspeita de tentar assassinar Bran, fazem uma visita a sua irmã Lysa no Ninho da Águia e nesta visita acaba perdendo o duende num julgamento por combate e acaba ganhando um grande aliado o tio Sor Brynden o peixe negro. 

Ao meio de todo este acontecimentos na fortaleza vermelha Sansa apaixonada por Joffrey, faz de tudo para agradar seu futuro esposo ela se dedica aos aprendizados junto à septã Mordane enquanto Arya se dedica a suas molequices. Um dia em um passeio junto a Sansa Joffrey entra em uma briga com um amiguinho de Arya e acaba criando um grande problema com suas mentiras que acaba resultando na morte de Lady a loba de Sansa e o exílio de Nymeria a de Arya. Toda a dedicação de Sansa para se tornar um dama não se compara ao de Arya junto a Syrio Forel um espadachim contratado por Ned para ensinar a filha a lidar com "agulha" a espada da pelo seu meio irmão Jon.

Após o  rei Robert ser morto por um javali e com Ned preso acusado de traição, Robb marcha com seus vassalos para Correrio onde os Lannister têm seu tio Edmure como prisioneiro de batalha, sempre seguido de perto pela mãe tem alguns empecilhos ao seu caminho e são todos vencidos graças aos ensinamentos do pai. Quando enfim conseguem alcançar Correrio Robb tem Jaime Lannister como seu prisioneiro e ainda tem toda sua gente pedindo para que ele seja proclamado como o rei.

Paralela a toda essa história tem Daenerys Targaryen, que ao lado de seu irmão Viserys descendentes do ultimo rei vive exilada em uma terra distante, Dany é dada pelo irmão como esposa a Khal Drogo o senhor da terra dos cavalos em troca de um exercito para lutar pela posse de sua terra e de toda sua ganância acaba caindo com uma coroa de ouro fervendo na cabeça. Dany grávida e apaixonada por Drogo acaba caindo sobre o corpo do esposo em chamas e se levanta com crias de dragão nos braços.

E o pobre bastardo Jon Snow acaba na grande muralha com patrulheiro da noite...

Jamais conseguirei relatar aqui todas as paginas que correram pela minha leitura, então, pra quem quer uma grande viagem é só pegar o livro um das crônicas de gelo e fogo e embarcar. Eu estou indo pro dois A Fúria dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário